“O compromisso do ritual social do casamento firma uma convivência estável, mas não se constitui em base principal de união.”

“A tendência em combinar estratégias e recursos tradicionais e modernos é um modo legítimo de as pessoas refazerem suas relações de parentesco.”

“O ser humano se constrói na relação com outros, nela cria sentidos sobre si mesmo e o mundo.”

“Compartilhar a vida com o outro, formar uma família e envelhecer juntas, é uma decisão que duas pessoas tomam para a construção de um mundo em comum.”

“O vínculo familiar é, em essência, paradoxal. O ser humano necessita do outro para saber quem é, que existe, que pertence e como.”

“A humanização também se constitui de aprendizagem cultural; A partir do vivido inventam-se novos jeitos de estar no mundo.”

“A relação amorosa, por excelência, engendra a socialização humana. Na contemporaneidade, a diversidade das configurações familiares constrói socializações satisfatórias.”

  • Pós-graduação em Terapia de Família e Casal

  • Recursos Criativos na Clínica da Família

  • Escola e Família

  • Capacitação Relacional Sistêmica

  • Mediação Familiar

  • Família

  • Casal

  • Grupo

  • Indivíduo

  • Consultoria sistêmica organizacional e pessoal

  • Grupo de estudos 

  • Supervisão

  • Workshops

  • Processos meditativos

  • Conversações Sistêmcias: espaço discursivo

  • Conversações Sistêmicas: cine debate

  • Clínica social

 

TERAPIA

ESPECIALIZAÇÃO

CONSULTORIA

PROJETO

SOCIAL

 

SEJA BEM-VINDO

Para os termos eclodir, derivar, desvela-se, vir à luz, realizar, criar, encontra-se a raiz no grego em Poíesis, cujo sentido se dá na ação humana de compor, construir, criar dando forma, organizando, instaurando novas alternativas de vida.

CONSTRUÇÃO DE REALIDADE

 

Também definida a partir da concepção de conhecimento, Poíesis associa-se essencialmente a mito, donde Mythos é desocultar-se pela palavra, é o desvelar através do conhecimento, desnudar-se por meio da linguagem; assim, na construção de sentidos da realidade está a Poíesis

SENTIDO DO SER

 

Para, então, apresentar o principal argumento dessa organização, Poíesis é criada como lugar de exercício interdisciplinar, de produção de sentido e significados, como casa de aprendizagem e descobertas; onde, por meio da construção de conhecimento na linguagem e no fazer criativo, se dá a construção do real – o sentido do ser. 

PROCESSO DE REINVENTAR-SE

 

Nesse campo inter-relacional, onde o ato ou o processo de criação e o dialogismo, privilegiados como forma de instaurar novas possibilidades de vida, tem-se como foco, estimular o ser para que, em seu incessante processo de reinventar-se e dar-se a conhecer, ponha-se em condições de habitar a sua própria construção.

NOSSO ESPAÇO

 
Mais

Na Clínica Poíesis, o atendimento à Família, Casal, Grupo e Indivíduo, na abordagem sistêmica, consiste em ajudar as pessoas a compreenderem a forma como interagem em seus diversos contextos, com vistas a possibilitar-lhes o enfrentamento e solução de conflitos e problemas.  

 

CORPO DOCENTE

O Poiésis - Instituto de Terapia Familiar do Triângulo é formado por profissionais engajados na difusão do pensamento sistêmico, alinhados ao construcionismo

social e suas possibilidades pós-modernas.

Me.  Prof. André Luiz

De Biagi Borges

Coordenador/Formador

Graduado em Comunicação Social, Me. em Psicologia/UFU, Terapeuta de Família e Casal, Arteterapeuta, Sócio Titular da AMITEF (Associação Mineira de Terapia de Família), Sócio Fundador da AMART (Associação Mineira de Arteterapia) e Sócio Fundador e Diretor do Poíesis ITFT-MG. 

Ma. Profª. Berenice Araújo

Dantas De Biagi

Coordenadora/Formadora

Graduada em Serviço Social, Ma. em Psicologia/UFU, Terapeuta de Família e Casal, Arteterapeuta, Especialista em Políticas Sociais, Sócia Titular da AMITEF (Associação Mineira de Terapia de Família) e Sócia Fundadora e Diretora do Poíesis ITFT-MG.

Dr. Prof. Emerson

Fernando Rasera

Professor Convidado

Graduação em Psicologia pela USP, aprimoramento em Promoção de Saúde na Comunidade pela USP, Mestrado e Doutorado em Psicologia pela USP; Terapeuta de Família; atua principalmente nos seguintes temas: processo grupal, construcionismo social, psicoterapia de grupo, saúde coletiva, aids.

RECURSOS CRIATIVOS NA CLÍNICA DA FAMÍLIA

 

Curso de práticas orientadas para promover a expansão de habilidades e a incorporação de novas competências do Terapeuta de Família, por meio de recursos criativos.

PÓS-GRADUAÇÃO EM TERAPIA DE FAMÍLIA E CASAL

 

Especialização ministrada a partir de subsídios teórico-práticos para a compreensão da complexidade das relações familiares e a intervenção terapêutica com grupos e outros sistemas humanos.

CONVERSAÇÕES SISTÊMICAS

 

Projeto Social que visa articular a manutenção de diálogos produtores de sentidos acerca da família, em suas várias possibilidades e contextos, por meio de palestras, discussão de filmes, oficinas, enfim, de atividades criativas oferecidas à comunidade de forma a não onerar a sua participação.

“Um grande divisor de águas. Tive oportunidade de cuidar de mim antes de dar início aos atendimentos na Clínica Social e foi um alicerce não só para a minha formação, mas também para a minha vida. Em Uberlândia o Poíesis com certeza é a nossa referência em Terapia Sistêmica.”

 

Gabriela Scalia Gervásio

Médica Psiquiatra e Terapeuta Familiar

"Um curso enriquecedor cuja priorização da prática se dá ao mesmo tempo que cuida dos processos vivenciais dos terapeutas... Uma forma fértil e acolhedora de ensinar!!!!”

 

Lucila Matos Borges

Psicóloga e Terapeuta Familiar

“A forma didática, objetiva e criativa que a Equipe docente do Instituto Poíesis transmite o conhecimento, tanto quanto o estágio supervisionado, foram decisivos para a minha instrumentalização no trabalho clínico com família e casal.”

 

Ana Cristina Martins

Assistente Social e Terapeuta Familiar

AGENDA

Em Breve

PÓS-GRADUAÇÃO EM TERAPIA DE FAMÍLIA E CASAL

Especialização ministrada a partir de subsídios teórico-práticos para a compreensão da complexidade das relações familiares e a intervenção terapêutica com grupos e outros sistemas humanos.

ENTRE EM CONTATO

 

Av José Zacharias Junqueira, 256

Bairro Saraiva. CEP: 38.408-044

Uberlândia/MG

Ligue:

34 3214 5047

34 9 9992 4590

34 9 9971 0235

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2019 Poíesis. Todos os direitos reservados.